MÁSCARAS

terça-feira, 13 de abril de 2010

Inclusão Digital




Na contemporaneidade, o acesso ás novas tecnologias da informação e comunicação é uma necessidade básica para que os sujeitos possam se desenvolver pessoal e intelectualmente, abrindo caminho para além da disponibilidade de informação. No entanto, conhecimento e informação não são estanques, vivemos num momento histórico no qual a produção de novas informações e de conhecimento ganha um ritmo vertiginoso. Na mesma velocidade, presenciamos a mudança de cenários, de valores, de práticas, de artefatos. Isso faz do futuro algo cada vez mais imprevisível e demanda que os sujeitos estejam interagindo e colaborando em rede.

A contemporaneidade exige que se pensem os processos de significação, de aprendizagem, de cidadania, de produção, de cultura e conhecimento, visto que vivemos atualmente numa sociedade denominada sociedade da informação. Uma sociedade capaz de gerar conhecimento sobre seu contexto e utilizá-lo para conceber e construir novas perspectivas, ou seja, utilizá-lo no processo de reconstrução de suas instituições sociais,das relações que ali se estabelecem, tem no consciente e na aprendizagem, e não apenas na informação, um fator dinamizador das transformações sociais.

Tem a missão de oferecer á comunidade em geral acesso ás novas tecnologias digitais, proporcionando condições de aprendizagens eficientes, atualizadas e significativas na vida dos sujeitos envolvidos.


Atua como referência na implementação de políticas de inclusão sócio-digital para as camadas menos favorecidas, favorecendo acesso aos meios multimídias para produção, divulgação e valorização dos bens culturais e para construção de conhecimentos.


Objetivo Geral. Democratizar e ampliar acesso aos meios de informação e comunicação, criando oportunidade de desenvolvimento da cultura sócio-digital e disponibilizando a capacidade ativa e autônoma dos cidadãos e disponibilizando o acesso ás novas tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário