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quarta-feira, 24 de novembro de 2010

REDES SOCIAIS NA INTERNET-24 de Novembro de 2010

Rede Social é uma das formas de interagir relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres humanos entre si ou entre seus grupos de interesses mútuos.
Na Rede há o compartilhamento de idéias entre pessoas com interesses e objetivos comuns e também valores a serem compartilhados. Desse modo, um grupo de discussão é composto por pessoas que possuem identidades semelhantes. Redes sociais estão hoje instaladas principalmente na Internet devido esta possibilitar uma aceleração e vasto modo das idéias serem divulgadas e da integração de novos membros em busca de algo em comum. Redes Sociais na Internet são os relacionamentos entre as pessoas na comunicação através de computador. Esses sistemas funcionam pela interação social, procurando conectar pessoas e proporcionar sua comunicação. Elas escolhem se querem conectar-se ou não, a alguém.
As entidades sociais geradas pela comunicação por intermédio do computador podem atuar também de forma a manter comunidades de suporte que, sem o uso do computador, não seriam possíveis porque são socialmente não-aceitas.
O conceito de laço social também denominado laço relacional, vem em oposição ao laço associativo, aquele relacionado apenas ao pertencer (a algum lugar, por exemplo). Os laços associativos são meras conexões formais, que independem de ato de vontade da pessoa, bem como de custo e investimento. Os laços sociais podem ser fortes e fracos. Laços fortes são assim denominados por que se realizam pela intimidade, pela aproximação e pela ideia intencional em criar e manter uma conexão entre duas pessoas. Os laços fracos, por sua vez, demonstram relações esparsas, que não traduzem proximidade nem intimidade.
As interações sociais que se constroem na Internet (em weblogs, fotologs e no Orkut) tornam-se efetivamente laços fortes. Mensagens e declarações de amor, amizade e suporte ocorrem com frequência na Rede, dando demonstrações de intimidade.
As Redes Sociais na Internet denominam-se também de "Redes Sociais Virtuais", "que são os agrupamentos, por meio de softwares específicos (aplicativos Web 2.0) que permitem a gravação de perfis, com dados e informações de caráter geral e específico, das mais diversas formas e tipos (textos, arquivos, imagens, fotos, vídeos, etc.)", tornando-se possível o acesso e visualização por outras pessoas.
Há também a formação de grupos por ideias afins, com ou sem autorização, e de espaços próprios para discussões, debates e apresentação de temas variados (comunidades, com seus fóruns) Os sites de relacionamentos, como qualquer tecnologia, são neutros. São bons ou ruins dependendo do que se faz com eles. E nem todo mundo aprendeu a usá-los a seu próprio favor. Os sites podem ser úteis para manter amizades separadas pela distância ou pelo tempo e para unir pessoas com interesses comuns. Nas últimas semanas, por exemplo, o Twitter foi acionado pelos iranianos para denunciar, em mensagens curtas e tempo real, a violência contra os manifestantes que reclamavam de fraudes nas eleições presidenciais. Em excesso, porém, o uso dos sites de relacionamentos pode ter um efeito negativo: as pessoas se isolam e tornam-se dependentes de um mundo de faz de conta, em que só se sentem à vontade para interagir com os outros protegidas pelo véu da impessoalidade.
s amizades na internet não são sequer mais numerosas do que na vida real. De nada adianta ter 500 ou 1 000 contatos no Orkut. É impossível dar conta de todos eles, porque o limite das relações humanas é estabelecido pela biologia. O número máximo dPor conta destas transformações, a escola passa a não ser mais o único lugar e, nem o principal,
de aquisição de informações, pois com a propagação das informações e notícias através da Rede e das TIC (Tecnologias da Comunicação e Informação), o conhecimento vem deixando de pertencer a uma minoria para transformar-se em parte integrante da cultura mundial. Nascem as mídias digitais e espaços virtuais e com eles a possibilidade da comunicação e aprendizagem acontecerem a qualquer instante e em qualquer lugar.
As redes sociais aglomeram muitas comunidades virtuais e nestas acredito que são produzidos
saberes. Estas produções não possuem a mesma lógica e método da elaboração de conhecimento científico, porém há uma organização idiossincrática, sendo possível a ocorrência de aprendizagem e construção de saberes. Esses sistemas funcionam com o primado fundamental da interaçãosocial, ou seja, buscando conectar pessoas e proporcionar sua comunicação e, portanto, podem ser utilizadas para forjar laços sociais. (RECUERO, 2004.p 3) Sendo assim, se partirmos do entendimento de que o conhecimento é produzido sócio-históricoculturalmente, poderemos conceber que nestas comunidades serão contempladas e abordadas duas categorias fundamentais: comunicação e aprendizagem e que, portanto, mister analisar as interações sociais que nela acontecem e seus impactos. Conclusões, ainda que incipientes... Neste trabalho procurei abordar, de maneira abrangente, elementos que devem está presentes no estudo das possibilidades de uma rede social na internet, a partir de uma sistematização teórica, resultado das observações realizadas em trabalhos anteriores e em leituras relativas às categorias aqui apresentadas. Defendi a idéia de que as redes sociais no ciberespaço podem ser, além de espaços de comunicação, espaços de produção de aprendizagens em uma perspectiva psicossocial. Dentro dessas informações, avento o que poderia ser compreendido como uma aprendizagem social e como estas redes sociais – o Orkut no caso - surgem e estruturam–se no ciberespaço. A partir do estudo desses elementos, é possível encontrar perspectivas culturais e educacionais presentes na contemporaneidade, que surgem fora dos muros escolares, mas que adentram seus portões, tornando-se elementos do cotidiano de adolescentes no Brasil.

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